terça-feira, 6 de abril de 2010

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

LABORATÓRIO DE FÍSICA

1- TÍTULO

Funcionamento da caixa de marchas de um automóvel

2- EQUIPE

2.1 Alunos participantes:
Luiz Frederico Barreto Pascoal – fredpascoal@yahoo.com.br
Rafael Santos Chaves – mailto:rafasantos@gmail.com
André Gonçalves Constantino – constantino.andre@gmail.com
Paulo Cesar Gato Araújo– mailto:pcgato@hotmail.com
Lucas Vinícius Rocha Marques – lucas@tecco.com.br

2.2 Professor orientador

Anderson Higino

2.3 Professores colaboradores

2.4 Monitores
Edvaldo Quinoca (Sargento Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)

2.5 Pessoal técnico-administrativo

3. SITUAÇÃO–PROBLEMA

A utilização de veículos no dia-a-dia tem se tornado cada vez mais um hábito para grande parte da população que não preocupada com a condução ecológica continua conduzindo os veículos de forma a consumir muito mais combustível do que o necessário para circular. Pensando nisso, resolvemos focar nosso projeto em explicar como funciona uma caixa de marchas de um automóvel e através disso poder propor formas de praticar uma condução que visa a economia de combustível e a consequente redução da emissão de poluentes no meio ambiente.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral:

Demonstrar como funciona a caixa de marchas de um automóvel e a sua relação com a prática da direção econômica e a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.


4.2 Objetivos específicos:

4.2.1 Identificar as principais partes do sistema;

4.2.2 Conhecer a relação das marchas;

4.2.3 Desenvolver a consciência de direção econômica;

4.2.4 Explicar a relação entre direção economica e ecologia.

4.2.5 Demonstrar como podemos economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente através da utilização correta da relação de marchas.

5. JUSTIFICATIVA

Ecologia é a palavra que mais desperta nossa atenção nos últimos anos. A queima indiscriminada de combustíveis fósseis é a grande responsável por problemas que assolam nosso planeta como o efeito estufa e o aquecimento global. Apesar de todos demonstrarem preocupação, os grandes encontros entre os chefes de Estado não tem surtido os resultados esperados, isto é, não há uma indicação de redução no uso desses combustíveis. Neste contexto, grandes resultados devem se iniciar em pequenas ações. Conscientização é palavra chave. Assim, apresentamos o conceito de direção econômica, através do qual, aprenderemos a conduzir automóveis de maneira a reduzir o consumo de combustível e consequentemente a emissão de gases intensificantes do efeito estufa. Para tanto, demonstraremos o funcionamento da caixa de marchas de um veículo e explicaremos como a utilização correta da relação de marchas pode levar a um resultado significativo.

6. METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS)


1) Para o suporte do câmbio:

- 3 chapas de Madeirite;

- Martelo;
- Prego;

- Haste;
- Lixa.


2) Para o protótipo de câmbio:


- Tubos de material a ser definido;

- Engregagem;
- Material adicional a ser definido.

7. ETAPAS

7.1 ETAPAS PROCESSO PRODUTIVO

1- Definir tipo de material a ser utilizado para a construção;
2- Dimensionar as peças;
3- Iniciar o processo construtivo;
4- Montar apresentação didática;
5- Finalizar construção do protótipo;
6- Apresentar à turma.

7.2 CRITÉRIOS E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

1- Relatórios;

2- Relatórios, e exposição interna;

3- Exposição interna

7.3 AVALIADORES

1- Anderson Higino (Prof. Orientador)


8. CRONOGRAMA DE TRABALHO

(Indicação das datas previstas para o início e o fim de cada etapa)

ETAPAS

INÍCIO

FIM

1. Elaboração do projeto de construção do câmbio;

2. Coleta de materiais e construção do protótipo;

3. Elaboração e apresentação do projeto.

1. 17/03

2. 01/05

3. 23/05

1. 31/04

2. 09/06

3. 23/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário